dezembro 22, 2024
1323357637

Queremos que o Facebook seja o melhor local possível para encontrar e curtir vídeos online. Hoje no Facebook, as pessoas estão descobrindo e assistindo a vídeos em diversos formatos, cada um oferecendo experiências distintas:

  • Com o Reels e os Stories, as pessoas conectam-se umas com as outras por meio de pequenos momentos envolventes de entretenimento.
  • Com os vídeos sob demanda e ao vivo, as pessoas podem descobrir vídeos que acham interessantes e se conectar com amigos e fãs em torno desse conteúdo.

O ecossistema de vídeos do Facebook valoriza conteúdo original e incentiva o consumo leal e intencional. Queremos que os vídeos na nossa plataforma sejam autênticos, duradouros e divertidos. Isso pode transformar visualizadores casuais em fãs apaixonados.

Quando você publica um vídeo no Facebook, ele alcança os visualizadores por meio de diferentes plataformas de vídeo, como o Facebook Watch, o Feed, as Recomendações do Feed e o player do Reels no feed. Seu público do Facebook pode incluir seguidores, recomendações, compartilhamentos e conteúdos pagos. À medida que aprendemos mais sobre ao que as pessoas querem assistir, atualizamos os fatores que influenciam como, quando e onde os vídeos aparecem nessas fontes.

Com isso em mente, explicaremos os sinais que exercem maior influência na distribuição dos vídeos no momento. A primeira parte desta publicação descreve as boas práticas relacionadas aos sinais mais importantes a serem considerados em vídeos de sucesso no Facebook. Já a segunda parte se concentra nas formas de aumentar a eficácia da monetização de vídeos e em como usar o Estúdio de Criação para mensurar os resultados.

Originalidade

Os vídeos originais refletem a exclusividade e o valor do criador de conteúdo. Eles são distintos e produzidos de uma forma nunca antes feita. O conteúdo original é um fator-chave que distingue sua conta das outras e afeta o tipo de distribuição e monetização que você pode obter. Nós priorizamos o vídeo original para recompensar o trabalho árduo de criar conteúdo autêntico.

Para otimizar para originalidade:

  • Publique vídeos que você cria, filma e edita por conta própria ou com a ajuda de um parceiro de produção. Participe o máximo possível da direção criativa e execução dos vídeos para que eles sejam autênticos à sua página.
  • Altere significativamente o conteúdo alheio que você está fornecendo ou licenciando. Adicionar novas informações ou humor ao conteúdo agrega novo valor a ele.
  • Evite conteúdo duplicado em que você não teve papel significativo na criação.

Sua conta deve ser sua plataforma, ou seja, um local para mostrar ao mundo quem você é e como pensa ou cria.

Para ver mais dicas, acesse a Central de Ajuda.

Prender e manter a atenção

Vídeos que prendem a atenção do público e inspiram as pessoas a assistir até o fim podem ganhar mais distribuição no Facebook. A retenção é um dos indicadores de como o conteúdo foi recebido pelo público. Um declínio lento e gradual no gráfico de retenção do público pode mostrar que o tópico e a estrutura do vídeo correspondem ao que o público quer ver. Já um declínio antecipado pode significar que o conteúdo não é o que os visualizadores esperavam.

Você pode otimizar para retenção de maneiras saudáveis e autênticas:

  • Focando na estrutura narrativa do vídeo. As pesquisas demonstram que as pessoas no Facebook dão mais valor a vídeos que apresentam um enredo. Para prender a atenção do seu público planeje a abertura, o desenvolvimento, a tensão, o ritmo e o final de um vídeo de maneira que ele seja divertido. O conteúdo deve ter o comprimento necessário para que o público se identifique e se envolva com ele, além de se interessar por ele durante toda a duração.
  • Criando para a visualização em ambiente móvel em qualquer lugar. Adicione legendas gravadas ou escolha a opção de legendas geradas automaticamente. Muitas pessoas assistem a vídeos com o som desativado. As legendas podem chamar a atenção delas e tornar seu conteúdo mais acessível e inclusivo.
  • Melhorando a qualidade da produção. Se você usa um smartphone com câmera ou faz parceria com uma equipe de produção, busque a melhor clareza ao mostrar seu conteúdo. Iluminação ruim, áudio ruim ou vídeo tremido podem fazer as pessoas dispensarem seu conteúdo.

Fidelidade e intenção

O fato de as pessoas voltarem sempre para ver os vídeos de uma conta é considerado um sinal forte. Isso é positivo para a distribuição. Isso é válido especialmente quando percebemos que as pessoas pesquisam ativamente o conteúdo ou o procuram nos primeiros destinos para vídeos, como o Facebook Watch ou diretamente na sua conta.

Para incentivar esses comportamentos nos seus vídeos, você pode:

  • Publicar conteúdo bônus entre a frequência regular das suas publicações para manter a conexão com seu público e o interesse das pessoas. É possível utilizar diferentes formatos como vídeos, reels, stories, vídeos ao vivo e até fotos ou links.
    • Narrativas mais longas são ferramentas poderosas para transmitir mensagens da marca, aumentar a consideração e contar histórias com nuance
    • Os reels e vídeos mais curtos são ótimos para compartilhar e descobrir conteúdos de forma rápida, imersiva e divertida
  • Otimizar seu conteúdo para a pesquisa no Facebook. Dê descrições e títulos claros às suas publicações e adicione tags relevantes. Isso pode fazer com que mais pessoas vejam seu conteúdo, tanto por meio de resultados da pesquisa quanto por meio dos vídeos recomendados que exibimos às pessoas no Feed e no Facebook Watch.

Engajamento

Priorizamos conteúdo que gere conversas e interações significativas entre pessoas reais. Para isso, aumentamos a distribuição de vídeos que incentivam interações entre amigos ou pessoas. Além disso, valorizamos conteúdos que inspiram o público a criar a própria versão. Nossa pesquisa mostrou que a participação leva a conexões mais profundas.

Vídeos que fazem isso bem vão:

  • Inspirar as pessoas a ter discussões respeitosas e significativas nos comentários. Isso não deve ocorrer de maneira gratuita ou que constitua spam.
  • Ser compartilhados de maneira autêntica. O compartilhamento orgânico de conteúdo ajuda com a distribuição adicional e o alcance de novos públicos.
  • Gerar interações. Também consideramos as curtidas, os comentários e as reações ao determinar que tipo de conteúdo deve ter prioridade na distribuição. Essas interações devem acontecer organicamente.

Os vídeos podem enfrentar uma distribuição reduzida caso eles:

  • Pareçam apresentações multimídia. Os vídeos que têm sucesso no Facebook são dinâmicos e aproveitam ao máximo as capacidades do formato. Os vídeos com muitas imagens estáticas podem sofrer redução na distribuição.
  • Usarem comportamentos de compartilhamento fabricado. Isso acontece quando o conteúdo de uma conta é distribuído artificialmente por meio de recompartilhamentos ou compartilhamentos dentro de um grupo, geralmente em troca de retribuição. Um exemplo dessa prática é quando uma conta compartilha repetidamente o conteúdo de outra Página com a qual não tem nenhuma conexão direta e cujo conteúdo não tenha nenhuma relação ao tema da Página.
  • Recorrem a táticas de isca:
    • Isca de engajamento é uma tática que incita as pessoas a interagir por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e outras ações, a fim de aumentar artificialmente o engajamento e obter maior alcance. Você pode saber mais sobre nossas Diretrizes para isca de engajamento para evitar ter a distribuição reduzida.
    • Vídeos de isca de cliques são vídeos que propositalmente omitem informações, possuem conteúdo sensacionalista ou enganam os visualizadores a fim de que assistam ou interajam com eles. Veja nosso artigo sobre Boas práticas para evitar vídeos de isca de cliques e evite que sua conta seja sinalizada.
    • As iscas de cliques acontecem quando uma conta chama a atenção e atrai visitantes para clicar em um link enquanto omite informações cruciais de uma manchete propositalmente ou exagera os detalhes de uma história para fazê-la parecer mais importante.

As Páginas que apresentarem esses comportamentos repetidamente poderão perder a capacidade de gerar receita por meio de intervalos comerciais ou de outras ferramentas de monetização. Para verificar se sua Página (ainda) está qualificada para os anúncios in-stream, use a aba Monetização no Estúdio de Criação.

Monetização

Monetizar seus vídeos sob demanda e ao vivo

  • Anúncios in-stream: você pode monetizar seus vídeos sob demanda e ao vivo com os anúncios in-stream. Se quiser monetizar seu conteúdo de vídeo com anúncios in-stream, atente-se a dois fatores importantes.
    • Siga os padrões de qualificação. Os anúncios in-stream são propagandas de curta duração exibidas durante, antes ou depois dos vídeos da sua Página. Para acessar os anúncios in-stream, você deve cumprir nossos requisitos de qualificação, incluindo a Qualificação para anúncios in-stream, as Políticas de Monetização para Parceirose as Políticas de Monetização de Conteúdo. Além disso, para continuar tendo acesso aos anúncios in-stream, é preciso publicar e monetizar regularmente os vídeos qualificados ou gerar visualizações e impressões monetizáveis de maneira consistente na sua biblioteca de vídeos.
    • Otimizar seus anúncios in-stream. Para otimizar os anúncios in-stream em vídeos sob demanda, posicione os anúncios em pausas naturais do conteúdo. Nosso recurso de posicionamento automático pode ajudar você nisso. Ele funciona melhor em vídeos já configurados na edição para acomodar anúncios in-stream. Seu conteúdo deve estar programado até a marca de um minuto, no mínimo, para aumentar a oportunidade de anúncios de imagem ou vídeo aparecerem nele. Para vídeos ao vivo, você pode personalizar as configurações de anúncios para ativar todos os formatos de anúncio e maximizar a receita. Outra opção é ativar apenas os anúncios de imagem e pre-roll sem interrupção.

      Também recomendamos evitar tipos de conteúdo que reduzem o pagamento. Conteúdos que consistam ou incluam qualquer um dos seguintes elementos podem não ser qualificados para monetização: tragédia e conflitos, conteúdo violento, conteúdo adulto, abuso de drogas ou álcool, linguagem obscena. Clique aqui para ver mais detalhes sobre nossas Políticas de Monetização de Conteúdo.
  • Estrelas: as Estrelas permitem que você monetize seus vídeos de VOD, Reels e vídeos ao vivo. Os visualizadores podem comprar estrelas e enviá-las a você em vídeos com o recurso Estrelas ativado. Para cada estrela recebida, o Facebook pagará a você US$ 0,01. Saiba mais sobre esse programa e a qualificação dele aqui.

Monetizar seus reels

  • Programa de bônus Reels Play: o Reels Play oferece oportunidades para criadores de conteúdo ganharem dinheiro criando diretamente pelo Facebook. O bônus do Reels Play paga aos criadores pelas visualizações em vídeos originais no Reels durante um determinado período. Saiba mais sobre ele aqui.
  • Anúncios de sobreposição no Reels: estamos expandindo os testes dos anúncios de sobreposição no Facebook Reels para todos os criadores de conteúdo in-stream nos Estados Unidos, Canadá e México. Mais países serão incluídos nos próximos meses. Vamos começar com dois formatos: anúncios em banner (que aparecem semitransparentes em sobreposição na parte inferior de um reel no Facebook) e anúncios com figurinha (um anúncio de imagem estática que pode ser posicionado pelo criador de conteúdo em qualquer local do reel). Esses anúncios sem interrupção permitem que os criadores de conteúdo recebam uma porcentagem da receita do anúncio. Clique aqui para saber novas maneiras de ganhar dinheiro.

Como mensurar os resultados

Agora que descrevemos os sinais mais importantes a serem considerados, saiba como rastrear seu desempenho em muitos deles com o Estúdio de Criação. O Estúdio de Criação é uma ferramenta completa para publicar, gerenciar, monetizar e rastrear o desempenho do seu conteúdo em todas as suas contas.

Acompanhe sua habilidade de capturar e reter a atenção do público usando o Estúdio de Criação:

  • Rastreie os comportamentos de visualização relacionados a uma conta em Insights > Retenção > Por quanto tempo as pessoas estão assistindo.
  • Rastreie os comportamentos de visualização relacionados a um vídeo em Insights sobre o desempenho > [Selecione um vídeo] > Desempenho da publicação > Retenção de público.

Rastreie se os vídeos estão incentivando a fidelidade e a intenção

  • Use a aba Insights sobre fidelidade do Estúdio de Criação para rastrear os Visualizadores que retornam em relação ao conteúdo que você produz por semana. Se perceber quedas ou picos repentinos nos Visualizadores que retornam, entenda que tipo de conteúdo gera esse comportamento.
  • Você também pode usar o gráfico Crescimento de seguidores líquidos em Insights sobre o desempenho para rastrear se o conteúdo está ajudando a aumentar sua base de fãs.

Rastreie a capacidade dos seus vídeos de incentivar engajamentos autênticos

Use o Estúdio de Criação para rastrear os engajamentos com seus vídeos. O gráfico Engajamento em Insights sobre o desempenho pode ajudar você a detectar picos ou quedas que ocorreram em um dia específico. Para encontrar os vídeos responsáveis pelas variações, você pode classificar os Vídeos mais relevantes por Data de criação ou por Engajamento e analisar detalhadamente para identificar aqueles que geraram mais reações, comentários e compartilhamentos.

Novas ferramentas para explorar no Estúdio de Criação:

Use o teste de publicação no Estúdio de Criação para otimizar o desempenho da sua publicação, entender a que tipo de conteúdo criativo seu público reage melhor e descobrir tendências para tomar decisões informadas sobre publicações futuras.

Os insights sobre a avaliação comparativa permitem comparar o desempenho do vídeo da sua Página ao de outras Páginas do Facebook. Eles fornecem as principais métricas para mensurar o desempenho dos seus vídeos em comparação com outros vídeos dos seus maiores concorrentes.

Recent Posts

Drive Reach Without Watchbait
Working From Home

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *